terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tradução

           Na tradução o RNA orienta a síntese protéica, “indicando” não apenas os tipos de aminoácidos que serão utilizados, mas também a posição que eles deverão ocupar na molécula protéica produzida. A tradução do código químico do RNAm ocorre nos ribossomos. Esses grânulos “percorrem” o RNAm. À medida que os RNAt, se “encaixam” nos RNAm, a síntese protéica vai se processando. O “encaixe” do RNAt no RNAm só ocorre se as bases do códon do RNAm e as do anticódon do RNAt  forem complementares. Assim, um RNAt com anticódon ACU liga-se apenas ao códon UGA. Se um determinado trecho da fita-molde do DNA for formado pelos códons AAT, TTG, GAG, CGT, AAA, o RNAm formado será UUA, AAC, CUC, GCA e UUU.
           No deslizamento de um ribossomo ao longo da molécula do RNAm, , ele prende-se à extremidade do RNAm, abrangendo dois códons e conferindo apoio para o RNAt. O primeiro RNAt, de anticódon AAU, liga-se ao primeiro códon do RNAm. Em seguida, o segundo RNAt, de anticódon UUG, liga-se ao segundo códon do RNAm. Entre os dois aminoácidos transportados se estabelece uma ligação peptídica. O primeiro RNAt desliga-se do RNAm e do aminoácido que continha e vai à procura de um novo aminoácido. Então, o ribossomo desloca-se para o terceiro códon do RNAm (CUC) e um terceiro RNAt, de anticódon GAG, encaixa-se no RNAm.
           O segundo RNAt, desliga-se do RNAm e do aminoácido que continha, e o ribossomo desliza para o quarto códon (GCA). Um quarto RNAt, de  anticódon CGU, liga-se ao RNAm. E assim, sucessivamente, o ribossomo desliza pelo RNAm, fazendo a “leitura” do código químico do RNA. No final do processo, a molécula protéica está formada.
           Muitos ribossomos podem deslizar ao longo do RNAm e, consequentemente, condicionar a síntese de várias cadeias polipeptídicas. Assim, na molécula de RNAm pode-se descrever a presença de uma verdadeira “fileira” de ribossomos em processo de deslizamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário